في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
Porto de Nacala, também chamado complexo portuário de Nacala, são conjuntos de terminais portuários moçambicanos localizados na região costeira da província de Nampula. Os terminais encontram-se na baía do Bengo, uma reentrância ao sul da baía de Fernão Veloso, na entrada do Canal de Moçambique. Os terminais portuários componentes do complexo estão dispostos nos litorais do município de Nacala e da vila de Nacala-a-Velha.
As infraestruturas pertencem ao governo moçambicano, sendo este o responsável por sua administração por meio da empresa público-privada de empreendimento conjunto "Sociedade de Desenvolvimento do Corredor do Norte S.A." (CDN). A CDN foi instituída para administrar as licenças de terminais para carga e descarga, além de terminais de passageiros.
Junto aos portos da Beira (Sofala), Maputo-Matola (Maputo), Quelimane (Zambézia) e Pemba (Cabo Delgado), formam os maiores complexos portuários do país. Se visto no conjunto, é um dos maiores portos do país, rivalizando em importância com o de Maputo e com o da Beira.
O porto é o terminal de uma linha ferroviária — o Caminho de Ferro de Nacala —, escoando produtos do Maláui e Zâmbia. Outra ligação de escoamento importante é feita pela rodovia N12. É parte fundamental dos complexos logísticos do "Corredor de Nacala".